Proposta de Sordo Madaleno & Pascall+Watson para o Novo Aeroporto da Cidade do México

A Cidade do México é um dos centros econômicos e turísticos mais importantes da América, assim, é cada vez mais urgente a necessidade de um novo aeroporto que confira uma melhor porta de entrada para a cidade.

Já compartilhamos a notícia do projeto vencedor e dessa vez apresentaremos um dos outros 7 projetos que participaram do concurso nacional para escritórios convidados. O amplo conhecimento da realidade mexicana de Sordo Madaleno e a vasta experiência de Pascall+Watson na execução de terminais de transporte se uniram com o objetivo estabelecer um novo conceito de arquitetura aeroportuária.

Em conjunto com Pascall + Watson no desenvolvimento do projeto aeroportuário, ED Harris na área de orçamento e sustentabilidade e Aertec ajudando na criação do Masterplan Aeroportuário, o reconhecido escritório mexicano Sordo Madaleno concebeu sua proposta em uma área de 471.800 m², tendo como ideia principal a experiência do passageiro e a eficácia comercial.

Saiba mais detalhes sobre o projeto, a seguir.

Proposta de Sordo Madaleno & Pascall+Watson para o Novo Aeroporto da Cidade do México - Mais Imagens+ 27

Descrição dos arquitetos

O projeto proposto por Sordo Madaleno reflete um futuro sustentável através de uma solução arquitetônica inovadora sensível às necessidades da sociedade atual, econômica e com uma clara identidade mexicana.

© Sordo Madaleno, render por MIR

Um aeroporto é um dos tipos de edifícios mais complexos pois depende de diversos critérios, variáveis e normas. Entretanto, na proposta de Sordo Madaleno é possível perceber que cada elemento de desenho responde a uma forma e função específica, criando uma arquitetura coesa e economicamente viável.

© Sordo Madaleno, render por Glessner Group

O conceito mais importante que envolve a proposta é a experiência do passageiro e a eficiência comercial, pontos de partida para o desenvolvimento do projeto.

© Sordo Madaleno, render por MIR

No terminal de passageiros se retomam as estratégias comerciais comprovadas historicamente, porém revitalizadas através de um novo enfoque. Isso é possível através da criação de uma área comercial ativa (localizada ao longo do eixo central do edifício) banhada por luz natural, vegetação e belas perspectivas.

© Sordo Madaleno, render por Glessner Group

A Cidade Aeroportuária se configura através de um grande eixo central que guia o usuário por um caminho bastante amplo, recriando, através de uma linguagem contemporânea, a qualidade do Paseo de la Reforma.

© Sordo Madaleno, render por Glessner Group

No desenho funcional do aeroporto procurou-se reduzir o investimento de capital tirando o máximo proveito de fluxos com mínima infraestrutura, sem deixar de contemplar a flexibilidade e versatilidade dos espaços para futuras configurações. O programa arquitetônico inclui um Edifício Terminal, um Edifício Multimodal, Estacionamento, Torre de Controle e Centro de Controle de Operações.

© Sordo Madaleno

A tipologia final é o resultado de uma rigorosa pesquisa, apoiada em décadas de experiência em projeto de terminais aeroportuários. A solução adotada resolve as necessidades apresentadas no Masterplan da Arup, procurando melhorar as condições para os passageiros e a eficiência espacial. Isso é possível através de um terminal de grande capacidade (até 2028), completamente acessível a pé e com poucas mudanças de nível nos percursos dos passageiros e funcionários.

© Sordo Madaleno, render por Glessner Group

A busca constante por simplicidade norteou o traçado dos fluxos para que estes se tornassem intuitivos, tivessem menos mudanças de nível e fossem mais eficientes

© Pascall + Watson

A sustentabilidade é parte essencial do projeto do NAICM. O foco está na baixa emissão de carbono e nos princípios do projeto passivo, tais como a ótima orientação, alta eficiência das fachadas, iluminação natural, economia de água, ventilação cruzada e uso de energias alternativas. O NAICM foi projetado para ser um dos aeroportos mais eficientes do mundo, estabelecendo uma nova referência em sustentabilidade e desempenho ambiental.

© Sordo Madaleno, render por Glessner Group

Durante o processo de projeto foram estudadas algumas situações comuns nos aeroportos de diversas cidades ao redor do mundo - que nessa proposta são solucionadas. A primeira é a tendência dos aeroportos de dar mais importância ao percurso de partida do que ao percurso de chegada. Este aeroporto propõe um percurso de chegada com a mesma qualidade espacial que o de saída, generosamente abastecido por serviços e comércios.

© Pascall + Watson

A segunda é a habitual ausência de vegetação ou qualquer conexão com o mundo natural. Nessa proposta é criado um eixo verde - projetado como parte principal da zona comercial e gerador de novas experiências - onde os passageiros ficam em contato com jardins que conferem uma sensação acolhedora e tranquila durante a maior parte da sua permanência no terminal.

© Sordo Madaleno, render por Glessner Group

A terceira situação é resultado do comportamento geral do passageiro, pois lhe desagrada repetir o mesmo percurso. Nessa proposta o passeio comercial com portas de embarque em ambos os lados ajuda a solucionar esse problema, permitindo que os passageiros criem seus percursos sem precisar voltar todo o caminho para embarcar.

© Sordo Madaleno, maquete por Roberto Montalvo

CRÉDITOS
Sordo Madaleno Arquitectos
Presidente: Javier Sordo Madaleno Bringas
Diretor de Arquitetura: Javier Sordo Madaleno de Haro
Pascall + Watson
Diretor: Alan Lamond
Integrantes da Equipe
Sordo Madalenao (Arquitetura e Desenho),
Pascall + Watson (Desenho Aeroportuário),
EC Harris (Orçamento e Sustentabilidade),
Aertec (Plano Geral Aeroportuário).
Equipe de Arquitetura
SMA Diretor de Projeto: Boris Pena
SMA Coordenação de Desenho: Rodrigo Flores
SMA Coordenação de Engenharias: Marcos Hernández
SMA Meios e Marketing: Rosalba Rojas, Ma. Luisa Guzmán
Equipe SMA: Fernando Sordo Madaleno, Andres Harfuch, Andres Muñoz, Iovani Fuentes, Cándido Hernández, Luis A. Pucheta, Alejandro Espejel, Abraham García, Miguel Baranda, David Pazos.
Equipe P&W: Martin Neilan (Lead Planner & P+W Project Director), Hendrik Orsinger (Terminal Technical Lead), Nuno Patricio (Architect, Stand Planning), Uzma Waheed, Samantha Brewer.
Desenhi Gráfico: ES-Q
Design de Interiores: Sordo Madaleno Arquitectos
Coordenadora de Interiores: Nadia Borrás
Equipe de Interiores: Enrique Ralph, Fernanda Patiño, Andoni Barcon, Maite Sanchez Navarro, Fernanda Sotomayor, Zgregorz Leiner, Pilar Ocejo, Edgardo Perez
Engenharia Estrutural: Grupo RIOBOO Jorod
Engenharia Elétrica: ETRA, S.A. de C.V.
Engenharia Hidrossanitária e gás: R+O Consultores S.A. DE C.V.
Engenharia Are Acondicionado: De Buen & Asociados
Engenharia CCTV: Innovative Designs S. de R.L. DE C.V.
Consultor de Transporte: Logplan
Consultor de Iluminação: Dada
Consultor de Acústica: USTD & JGH ARDABUT
Consultor de Paisagismo: Gabayet Paisajistas
Consultor Sinalização e Navegação: Triagonal
Maquete: Roberto Montalvo

Sobre este autor
Cita: Cruz, Daniela. "Proposta de Sordo Madaleno & Pascall+Watson para o Novo Aeroporto da Cidade do México" [Sordo Madaleno & Pascall+Watson presentan su propuesta para el Nuevo Aeropuerto de la Ciudad de México] 21 Set 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/627494/proposta-de-sordo-madaleno-e-pascall-mais-watson-para-o-novo-aeroporto-da-cidade-do-mexico> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.